12 de nov. de 2011

Art Déco em Goiânia.

Disponível em <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=526628>, acesso na data de hoje.


Arquitetura Art Déco em Goiânia

“Na arquitetura art déco, as fachadas têm rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres. Dois exemplos são o Empire State Building e o Rockefeller Center, em Nova York.
Foi o Art Déco que inspirou os primeiros prédios de Goiânia, nova capital de Goiás, projetada em 1933 por Atílio Correa Lima, sendo que o acervo arquitetônico de Goiânia é considerado um dos mais significativos do país. Alguns dos exemplos mais significativos do Art Déco no Brasil são a torre do relógio da Central do Brasil e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.”(Fonte: Wikipedia)

Relação dos prédios públicos e demais obras tombadas como acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia:

Fontes luminosas; Fórum e Tribunal de Justiça; Residência de Pedro Ludovico Teixeira; Edifício do antigo Departamento Estadual de Informação; Obeliscos com luminárias; Palácio das Esmeraldas; Edifício da antiga Delegacia Fiscal; Edifício da antiga Chefatura de Polícia; Edifício da antiga Secretaria geral; Torre do Relógio; Edifício do Tribunal Regional Eleitoral; Edifício do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia; Edifício do Grande Hotel; Edifício do Teatro de Goiânia; Edifício da antiga Escola Técnica de Goiânia; Edifício da antiga Estação Ferroviária; Mureta e Trampolim do Lago das Rosas; Edifício do antigo Palace Hotel; Edifício da antiga Subprefeitura e Fórum de Campinas; Traçado viário dos núcleos urbanos pioneiros. (Fonte: Prefeitura de Goiânia)

Alguns exemplos art déco da cidade:

Palácio das Esmeraldas










Centro Cultural Marieta Telles Machado


Monumento às Três Raças (Praça Cívica)


Coreto (Região da Praça Cívica)


Praça do Bandeirante (Cruzamento Av. Anhanguera e Av. Goiás)


Torre do Relógio (Av. Goiás)


Av. Goiás (reformada com características de sua inauguração em 1933)










Antiga Estação Ferroviária


Mureta do Lago das Rosas


Teatro Goiânia




Museu Zoroastro Artiaga




Edifício da antiga Escola Técnica de Goiânia (agora CEFET-GO)




Nenhum comentário:

Postar um comentário